PROJETO MEIO AMBIENTE


PROJETO: NO TEMPO CERTO FAREMOS…
JUNHO⁄2009
TEMA: POR UM MUNDO MELHOR.
OBJETIVO GERAL: Observar a Natureza para aprender como ocorre o equilíbrio do ecossistema; considerar-se parte da Natureza como um sujeiro social; “entender” o conceito de sustentabilidade através da reciclagem e da não poluição, etc.
DESENVOLVIMENTO: Conversas informais, rodinhas, atividades com materiais recicláveis, confecção de seres vivos de material reciclável, receitas, mural coletivo, atividades com músicas, leitura de textos informativos, produções textuais, dobraduras, teatrinhos, etc.
CULMINÂCIA: Todas as atividades trabalhadas neste mês deverão ser entregues juntamente com as atividades de julho dentro da sacolinha confeccionadas pelos professores e serão expostas no último dia do PROJETO DE JULHO que deverá ser no dia 17⁄07 - Culminância do Projeto e entregues aos pais.
OBS: Datas importantes a serem trabalhadas no mês de JUNHO:
05⁄06 – Dia Nacional do Meio Ambiente (Trabalhar a preservação ambiental no Livro Didático)
10⁄06 – Dia da Raça Brasileira (Trabalhar a identidade – Livro didático)
11⁄06 – Corpus Christi - Feriado
12⁄06 – Dia do Correio Nacional (Carta Social – Carta ao Prefeito)
26⁄06 - Culminância do Projeto
RODA DE CONVERSA: …a principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Para isso é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e a aprendizagem de habilidades e procedimentos. E esse é um grande desafio para a educação. Comportamentos “ambientalmente corretos” serão aprendidos na prática do dia-a-dia na escola: gestos de solidariedade, hábitos de higiene pessoal e dos diversos ambientes, participação em pequenas negociações podem ser exemplos disso (p.20, BRASIL. PCN: MEIO AMBIENTE, SAÚDE, 1997)
OBS: 18⁄07 – Festa na Roça (13 a 17⁄07 – Confecção de enfeites da festa e lembranças)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI ... ♥

REGISTRE-SE NO BLOG !