PROJETO PRIMAVERA


Projeto Primavera:

TEMA: Estação das Flores
DURAÇÃO: Março a Novembro 
PÚBLICO ALVO: infantil
AUTORA: Marisca
JUSTIFICATIVA: Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.

OBJETIVOS:
Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.

CONTEÚDO:
Atividades orais e escritas;
Plantio de diferentes mudas;
Floreira;
Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;
Brincadeiras;
Músicas e Danças;
Móbiles;
Culinária (apresentação de chá);
Pinturas, Dobraduras e Recortes;
Matérias recicláveis (sucatas);
Histórias com fantoches;
Confecção de livros;
Técnicas de pintura;
Máscaras de flores trabalhadas;
Argila;
Massinha de modelar;
Confecção de esculturas em flores;
Painéis;
Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
Exposição de telas – Juscelino Soares (Girassol);
Passeio à floricultura – Rosa de Sharon.

MATERIAS UTILIZADOS:
Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bubina, crepom, laminado).
Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.
Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).
Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter.
Agulha de costura, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.
Sementes e mudas.

CULMINÂNCIA: Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de chá.

AVALIAÇÃO: Avaliação continua; Coletivo: plantações e passeio; Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula.

BIBLIOGRAFIA:
- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.
- Revista Nova Escola – Setembro 2006.
- Revista: Guia Pratico para Professoras da Educação Infantil.
- Projetos Escolares – Educação Infantil.

- Com a voz da Eliana tem a música Primavera e também um pout-pourri das canções a Cigarra e a Formiga, As Estações, e Lá vem o Sol. ( Algumas crianças podem estar vestidas com asas de borboletas confeccionadas por elas próprias e outras com flores )

- No CD Arca de Noé tem uma linda canção denominada Girassol cantada pela Jane Duboc - também é uma opção. ( Uma coreografia com os alunos vestidos de girassol )

- A montagem de um painel da seguinte maneira: cada dia um elemento da natureza: flor, uma arara, uma borboleta e assim sucessivamente... todos os alunos executam o trabalho artistico e cada dia um irá para o painel. Se for possível, associar uma música a cada elemento que for exposto. Importante que haja a participação de todos os alunos.

- Lembrancinha: Um copinho de gelatina ou de refrigerante recheado de jujubas com uma plaquinha em forma de flor desejando feliz primavera - é simpático e as crianças amam.

- Plantar sementes de flores na escola e dar de lembrança um vasinho pequeno com um saquinho de terra e flores para as criancas montarem como pais em casa também.

- Para os maiores: O dia que marca o início da primavera é muito especial. A duração do dia, parte clara, e da noite é a mesma. A partir dai as noites serão cada vez menores e o clima se torna mais quente. Observar pode ser uma atividade interessante.



Curso de educação ambiental: Faça sem sair de casa Pague uma só vez e estude quando quiser!
Pesquise o Melhor Preço Alimentos para Bebês Moda Feminina Peças em Artesanato 


Mais idéias...
Idéia 1:
Sugiro um grande mural, colorido com flores e passarinhos feitos de dobradura,pintado com têmpera ou cola colorida, usando folhas secas e graminhas coletadas pelas crianças, sempre usando literatura infantil como motivação para adicionar elementos no mural. você pode fazer um motivo por dia, contando histórias ou ensinando musiquinhas com gestos e expressão corporal, ainda máscaras de flores ou de personagens de histórias, fazendo um teatrinho.explorar texturas, cores, formas e a natureza que é muito rica em elementos.

Idéia 2:
Que tal iniciar com algumas musicas infantis?
Um passeio pelo jardim florido... mostrando alguns cuidados com as plantas...
Que tal contar historias e depois pedir q desenhem... fazer dobradura e dar a eles.
Trabalhar junto as cores da natureza... montar um cartaz com td qto é tipo de flor e fazer colagem...
sao algumas ideias..espero ajudar

Idéia 3:
Música da primavera:
Desperta no bosque gentil primavera.
Com ela chegou o canto, gorgeio dos sábia.
Tra lá lá lá tra lá lá.
As flores se abrem no bosque encantado
Com ela chegou as flores ............ Eu esqueci mas irei ver com as amigas do colégio e escrevo depois.
Tra lá lá lá tra lá lá.
Espero ter ajuda-la

Idéia da 4:
Pode trabalhar com um desfile
meninos e meninas!!
Trabalhar cantigas de roda e outras
a linda rosa juvenil, onde está a margarida,
o cravo e a rosa etc.

Idéia da 5:
Então fiz assim na escola q trabalho(todas as professoras)
fizemos moldes de flores de diversos tamanhos(ou vc faz da grande e vai diminuindo,ou cada profa faz uma de um tamanho)a minha era grande...em papel canson fizemos as flores com miolo amarelos e fizemos um mobile(contendo 4 flores em cada um ,com distancia entre as flores de mais ou menos 10 ,15 cm)enfeitamos a escola inteira assim e colocamos umas borbolestas a entrada ficou linda e é super pratico e rapido de faz(ahh a linha utilizada para fazer o mobile,foi linha de pesca,e em cada flor dava-se um nó para ela não escorregar para a de baixo)
Espero ter ajudado,as crianças levarão uma flor igual a q colocamos no mobile,só q num palito de churrasco..e com as crianças,fizemos um cartaz(com 2 cartolinas onde eles colocavam bolinhas de papel no caule da arvore,etc>>e uma maquete/a maquete foi feita pela escola inteira)alunos e profs)

Idéia 6:
Vamos fazer a dramatização..."Sabiá lá na gaiola fez um buraquinho...voou,voou,voou...E a menina que gostava tanto do bichinho...chorou, chorou,chorou...Sabiá fugiu pro terreiro, foi morar lá no abacateiro, e a menina pois-se a chamar :-Vem cá sabiá,vem cá. Sábia respondeu de lá:-Não chores que vou voltar


www.marisca-ramos.blogspot.com

PROJETO ÁGUA





PROJETO ÁGUA
I – JUSTIFICATIVA:
Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura. 
II- Conteúdos:
1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
• Saber sobre a necessidade de se economizar água.
• Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
• Compreender o ciclo da água.
• Conhecer as causas da poluição da água.
• Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
• Identificar o percurso da água do rio até as casas.
• Conhecer os estados físicos da água (sólido,líquido e gasoso)
• Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.
• Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.
2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
• Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
• Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados.
• Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro.
• Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive.
• Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício.
• Ouvir músicas, assitir a vídeos que tratem do tema.
• Visitar uma estação de captação e tratamento de água.
• Confeccionar maquetes e painéis relacionados ao tema.
• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS
• Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.
• Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.
• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral.
• Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.
• Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida.
II – OBJETIVOS GERAIS:
• Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água. 
• Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água. 
III- ETAPAS PREVISTAS
Linguagem oral e escrita
• Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto. 
• Produção coletiva de pequenos textos. 
• Escrita espontânea. 
• Cruzadinhas, caça-palavras. 
• Atividades com alfabeto móvel. 
• Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água. 
• Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado. 
MATEMÁTICA
• Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo). 
• Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio) 
• Situações-problema envolvendo a água. 
• Jogo com dado/trilha. 
NATUREZA E SOCIEDADE
• Observação do ciclo da água. 
• Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas. 
• Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso. 
• Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto. 
• Experiência do pé de feijão. 
• Vídeos que abordam o tema. 
• Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída. 
VISUAL
• Desenho livre e de observação. 
• Recorte e colagem 
• Dobraduras 
• Releitura de obras de arte 
• Modelagem com areia e argila 
• Técnicas de pintura. 
• Maquetes. 
• Jogo da memória. 
MÚSICA E MOVIMENTO
• Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema. 
• Ginástica historiada (chuí, olha lá!). 
• Circuito da água. 
• Cd Xuxa, Guilherme Arantes. 
AVALIAÇÃO
• Hora social e/ou exposição de trabalhos.

PROJETO OUTONO - ESTAÇÃO DAS FRUTAS


PROJETO: OUTONO – ESTAÇÃO DAS FRUTAS

INTRODUÇÃO:
O presente artigo resultou de trabalho desenvolvido na escola onde os professores tem como propósito deste projeto frutas é oferecer as crianças oportunidade para descobrirem a importância das frutas em nosso organismo.
Partindo da necessidade de desenvolver na criança uma educação ambiental, integrando-a ao seu meio ambiente, iniciamos este trabalho com o objetivo de estimular a percepção sensorial e ambiental das crianças. Tendo como referencial os alimentos do dia a dia, escolhemos as frutas por serem mais acessíveis ao paladar das crianças.
O projeto teve como objetivo inserir na alimentação dos alunos o costume de comer frutas e também de ensinar que as frutas são alimentos saudáveis e ricos em nutrientes, além é claro que são deliciosos.


JUSTIFICATIVA:
O propósito deste Projeto é oferecer às crianças oportunidades para
descobrirem a importância das frutas em nosso organismo – corpo e que devemos ter uma boa alimentação enriquecida de muitas frutas, verduras e cereais... Para crescerem fortes e saudáveis.



RESUMO:
Basta ser curioso e dedicar um pouco de seu tempo para observar a flora de sua região, olhando beiras de estrada, matas ciliares, ou mesmo pequenos agrupamentos de arvores que sobrevivem ao desmatamento. Talvez você encontre ali uma fruta que poderá matar a fome de milhões de pessoas no futuro!

PALAVRAS-CHAVE: Saúde, meio ambiente, ludicidade, interação, criança, higiene

www.marisca-ramos.blogspot.com
OBJETIVOS GERAIS:
- Estimular e valorizar a importância da ingestão de frutas para o bom funcionamento do corpo
humano;
- Desenvolver a capacidade de relacionar as informações sobre as vitaminas encontradas em cada fruta
trabalhada;
- Introduzir algumas receitas, através do estudo das frutas;
- Desenvolver o espírito de cooperação no trabalho em grupo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Explorar as formas e as cores das frutas;
- Explorar os sabores;
- Explorar os nomes das frutas;
- Explorar os conceitos: grande, médio, pequeno. Dentro e fora;
- Identificar frutas verdes/maduras e suas cores;
- Associação número-quantidade;
- Comparação de quantidade e tamanho;
- Descriminação das frutas por: cor, tamanho, forma;
- Quantidade: muito/pouco, mais menos; - Textura das frutas;
- Paladar: doce/azedo;
- Poesia;
- Explorar tipos de plantas, seus sabores e suas cores dos tipos de frutas;
- Leitura de texto;
- Trabalhar o valor vitamínico das frutas;
- Problemas com adição;
- Receita;
- Soma e Subtração;
- O poder medicinal das frutas;
- Conhecimento de árvores que produzem frutos para nossa alimentação.

REFERENCIAL TEÓRICO:

O Outono é a estação do ano que sucede ao Verão e antecede o Inverno. É caracterizado por queda na temperatura , (exceto nas regiões próximas ao equador) e pelo amarelar das folhas das árvores, que indica a passagem de estações.

O Outono do hemisfério norte é chamado de "Outono boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Outono austral". O "Outono boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro. O "Outono austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 20 de março e termina a 20 de junho.

A alimentação é uma das maiores preocupações dos pais, principalmente quando os filhos não gostam ou não tem o hábito de comer verduras e frutas. As crianças adoraram poder fazer sucos de frutas e descobriram os sabores e as propriedades que as frutas possuem.
As ações para o desenvolvimento do projeto aglutinaram-se em torno de três, individualizados, mas não excludentes momentos: sensibilização, investigação, socialização. A ênfase na percepção corporal e ambiental esteve subjacente à escolha de todas as atividades realizadas tanto intra como extra classe. Começou em sala de aula e estendeu-se para o ambiente natural onde as frutas poderiam ser encontradas. Nas "aulas – passeio" os sentidos foram aguçados e utilizados para observar, perguntar e escutar conforme metodologia de campo para percepção ambiental sugerida por Whyte (1978). Apropriando-se sensorialmente das frutas, conhecendo o ambiente de origem de algumas delas, elaborando com símbolos o conhecimento adquirido, "escrevendo livros" e plantando um canteiro os pequeninos desenvolveram-se pessoal e socialmente além de ampliarem seu universo cultural, posicionando-se frente ao meio ambiente.

METODOLOGIA:
Pesquisar sobre as frutas mais comuns assim como as exóticas;

Confeccionar cartazes utilizando sementes de frutas, rótulos de produtos industrializados onde há o uso das mesmas;

Elaborar livrinho sobre o ABC das frutas;

Criar receitas simples e prepará-las em sala para degustação de frutas;

Manipular teatro de fantoches, onde as frutinhas serão os personagens principais;

Aproveitar lascas de frutas para sucos e doces.

Incentivar o consumo das frutas de época.

Apresentar histórias e músicas relacionadas com as frutas;

Preparar exposição para os pais sobre toda a aprendizagem do projeto.


CANÇÃO DE OUTONO

Perdoa-me, folha seca,
não posso cuidar de ti.
Vim para amar neste mundo,
e até do amor me perdi.

De que serviu tecer flores
pelas areias do chão,
se havia gente dormindo
sobre o própro coração?

E não pude levantá-la!
Choro pelo que não fiz.
E pela minha fraqueza
é que sou triste e infeliz.
Perdoa-me, folha seca!
Meus olhos sem força estão
velando e rogando áqueles
que não se levantarão…

Tu és a folha de outono
voante pelo jardim.
Deixo-te a minha saudade
- a melhor parte de mim.
Certa de que tudo é vão.
Que tudo é menos que o vento,
menos que as folhas do chão…

(cecília Meireles)


AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO

Percebendo que é necessário desenvolver o hábito saudável do consumo das frutas na alimentação diária e que a higiene e a saúde são de suma importância, e estão intimamente ligadas, através desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade da higiene com os alimentos para se ter uma alimentação saudável.É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para o fatorsaúde. A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de saúde e vida" e que merece carinho e tratamentos especiais.


CONCLUSÃO:

As crianças tiveram a oportunidade para descobrirem a importância das frutas em nosso organismo – corpo e que devemos ter uma boa alimentação enriquecida de muitas frutas, verduras e cereais... Para crescerem fortes e saudáveis.
A educadora, peça fundamental desse trabalho, demonstrou disposição e colaboração diante da idéia apresentada. Entretanto, foi notado um baixo nível de exigência quanto à higiene das crianças. Segundo relatado, as crianças da referida turma só escovam os dentes ao chegar na creche.
Foi notado que nem sempre lavam as mãos antes de lanchar ou jantar.
Integrando-se ao conhecimento produzido sobre as frutas, ao longo dos momentos do projeto, vivências e experiências enfatizaram a importância do respeito ao outro e ao ambiente. A educação ambiental implica uma adoção de postura ética frente ao ambiente, sem esquecer que eu e o outro somos parte desse ambiente. Entendemos que de forma incipiente essa postura começou a ser gestada pelos pequeninos.

Além do aprendizado das crianças, o desenvolvimento do projeto propiciou às professoras um momento de refletir e escrever sobre a própria prática, abrindo outros caminhos para novas realizações.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


DEHEINZELIN, Monique. A fome com a vontade de comer. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 2.ed. Campinas: Autores Associados, 1997b.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1997a. (Biblioteca da Educação. Série 1. Escola; v.14)

FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 2. ed. Campinas: Papirus, 1995.

FREITAS, Maria Tereza de Assunção. Vygotsky e Bakhtin. 2. ed. São Paulo: Ática, 1995.
www.marisca-ramos.blogspot.com

PROJETO: DIA DA MULHER 08 DE MARÇO


08/03 DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Tema: Mulher e suas profissões
Turma: .....
Professora: Marisca
Coordenadora: .......
Diretora: ......

Justificativa:
• Eliminar o preconceito e a desvalorização da mulher no ambiente profissional e discutir sobre a importância do papel da mulher na sociedade atual.

Objetivos: Preparar o Cantinho do Jogo simbólico com vários materiais utilizados pela mamãe: roupas femininas, sapatos e bolsas, maquiagem; vassoura, panelas e fogão de brinquedo; computador de brinquedo, papéis e revistas, livros etc.

Conteúdos:
·O dia internacional da mulher;
.Linguagem oral;
· Conhecimentos sociais e emocionais;
· Apreciação musical;
· Expressividade;
· Lúdico;
· Coordenação motora grossa;

Desenvolvimento: Em roda de conversa o professor motivará aos alunos dizendo que para comemorar o Dia da Mulher, irão pensar nas diferentes atividades que as mulheres fazem.
• Deixar que os alunos se expressem livremente, contando aos demais sobre a profissão de suas mães e de outras mulheres que vivem com eles. Ampliar a conversa chamando a atenção para as diversas profissões em que as mulheres atuam: médicas, professoras, motoristas, secretárias, desenhistas, domésticas, cozinheiras, cabeleireiras, dentistas etc. Salientar que todas as profissões são importantes e fazem diferença na sociedade, além de estarem relacionadas entre si.
• Em seguida, propor que brinquem livremente no Cantinho.
• Propor um jogo de mímica, em que um aluno imita a mamãe para que os demais adivinhem o que ela está realizando. Garantir a participação de todos.
Mural

Avaliação:
Finalizar a atividade propondo um Mural com o registro coletivo das muitas profissões femininas por meio de desenhos, colagens ou escrita espontânea dos alunos. O professor também poderá ser o escriba.

www.marisca-ramos@blogspot.com

PROJETO: O CARNAVAL CHEGOU


21/02/2012  CARNAVAL

Tema: O CARNAVAL CHEGOU
Turma: .....
Professora: Marisca
Coordenadora: .....
Diretora: .....

Justificativa:
A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor, ritmo e magia. Através deste pensamento será trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.
www.marisca-ramos.blogspot.com
Objetivos:
Reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira;
Identificar músicas de Carnaval;
Cantar e dançar marchinhas carnavalescas;
Dramatizar e apresentar na festa de carnaval da escola a música “Mamãe eu quero” usando instrumentos de bandinha;
Confeccionar máscaras e fantasias;

Conteúdos:
· O Carnaval;
· Linguagem oral;
· O fazer artístico;
· Apreciação musical;
· Expressividade;
· Equilíbrio e coordenação;
· Coordenação motora;


Desenvolvimento:
Contar brevemente a história do Carnaval e ressaltar as diversas maneiras de comemorá-lo (Ruas, blocos, bailes, concursos de fantasias, desfile de escolas de Samba).
Providenciar fotos ou imagens para que as crianças possam visualizar algumas manifestações carnavalescas e ritmos diversos (Frevo / Axé/ Marchinhas)
Roda de conversa: (Pedindo que cada criança diga de qual personagem gostaria que fosse a sua fantasia nesse Carnaval e peça para que cada criança se desenhe com essa fantasia).
Oficina de Máscaras: Pintar e decorar as máscaras com as crianças, em seguida trabalhar com elas música, ritmo e expressão corporal usando instrumentos de bandinha.
Confeccionando colares: Montar uma Oficina de Arte onde cada criança irá fazer seu próprio colar usando materiais diversos: linha, canudos de refrigerante e plástico colorido.
Oficina da Fantasia: Confeccionar de TNT colorido algumas fantasia para a festinha de carnaval;
Escutar Marchinhas de Carnaval antigas.
Colorir e ligar desenhos que simbolizem o carnaval;
Ensaiar a música “Mamãe eu quero” e apresentar na festa de carnaval, usando instrumentos musicais de uma bandinha.

Culminância:
Promover o Baile de Carnaval na escola ou na sala.

Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

O CARNAVAL


A origem do carnaval
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.

MARCHINHAS DE CARNAVAL
Na festa de carnaval não pode faltar uma boa música.
Pense em um repertório e desenvolva bandas rítmicas com instrumentos de percussão e outros materiais sonoros. Improvisare movimentos sugeridos pelo ritmo rico e contagiante do Carnaval Brasileiro.
Cada turma pode ter um "bloco", com suas fantasias iguais e música, bem como um instrumento que tocará durante a sua apresentação.
As turminhas desfilam umas para as outras e depois comemoram com muitas guloseimas, bastante água e música até o final.

VEJA ALGUMAS SUGESTÕES DE MARCHINHAS TRADICIONAIS:
PARA AS TURMINHAS DE 0 A 2 ANOS - Todos com um pirulito nas mãos e roupas bem coloridas.
PIRULITO
Ioiô dá o braço pra Iaiá
Iaiá dá o braço pra Ioiô
O tempo de criança já passou, ô!
Pirulito que bate bate
Pirulito que já bateu
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu, hei!
Agora é melhor
A gente dançar
Juntinhos assim
Se tem mais prazer
Quem não dança o Pirulito
Que alegria pode ter?
TURMINHAS DE 2 A 3 ANOS
PIRATA DA PERNA DE PAU - Confeccionar tapa olho e chapéu de pirata para a gurizada.
Eu sou o pirata da perna de pau
Do olho de vidro da cara de mau
Minha galera Dos verdes mares não teme o tufão
Minha galera
Só tem garotas na guarnição
Por isso se outro pirata
Tenta a abordagem eu pego o facão
E grito do alto da popa:
Opa! homem não!
TURMINHAS DE 3 A 4 ANOS
CHIQUITA BACANA
Chiquita bacana lá da Martinica
Se veste com uma casca de banana nanica
Não usa vestido, não usa calção
Inverno pra ela é pleno verão
Existencialista com toda razão
Só faz o que manda o seu coração.
TURMINHAS DE 4 A 5 ANOS
SASSASSARICANDO
Sassassaricando
Todo mundo leva a vida no arame
Sassassaricando
A viúva o brotinho e a madame
O velho na porta da Colombo
É um assombro
Sassaricando
Quem não tem seu sassarico
Sassarica mesmo só
Porque sem sassaricar
Essa vida é um nó
TURMINHAS DE 5 A 6 ANOS
MAMÃE EU QUERO - CHUPETAS E MAMADEIRAS
Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar!
Dá a chupeta, dá a chupeta, ai, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar!
Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira em vem entra no meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana
Eu olho as pequenas, mas daquele jeito
E tenho muita pena não ser criança de peito
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
Ela é da bossa e o marido é um boçal
As músicas são sugestões abaixo, há muitas outras que podem se adequar a faixa etária e interesses da sua turminha.

REGISTRE-SE NO BLOG !