PROJETO BRINCANDO E APRENDENDO NO BERÇARIO


“Brincando e aprendendo com o corpo no Berçário”

                                        
 Justificativa:
Pensando nas necessidades e interesses desta faixa etária, elaboramos o projeto “Brincando e aprendendo com o corpo no Berçário”. Este projeto tem como proposta, estimular os movimentos, proporcionar desafios corporais e espaços amplos para atividades com o corpo, utilizando recursos variados. Destacamos a importância do movimento nesta faixa etária, pois quando as crianças têm espaço e liberdade para se movimentar, aprendem a medir sua força e seus limites. Elas se exercitam até que superem suas limitações corporais, tendo o domínio da ação, e depois logo seguem para outro desafio.

“Logo que aprende a andar, a criança parece tão encantada com sua nova capacidade que se diverte em locomover-se de um lado para outro, sem uma finalidade específica. O exercício dessa capacidade, somado ao progressivo amadurecimento do sistema nervoso, propicia o aperfeiçoamento do andar, que se torna cada vez mais seguro e estável, desdobrando-se nos atos de correr, pular e suas variantes.” (BRASIL, 1998, v.3, p. 22)


 O movimento é uma das primeiras conquistas da criança rumo a autonomia e a formação da identidade e as experiências relativas ao espaço e ao tempo. As crianças conquistam um equilíbrio entre movimentos espontâneos e controlados e avançam no desenvolvimento de sua motricidade global. Deslocam-se com destreza gradativa no espaço, aumentando a confiança em suas capacidades e habilidades motoras.

“A grande independência que andar propicia na exploração do espaço é acompanhada também por uma maior disponibilidade das mãos: a criança dessa idade é aquela que não pára, mexe em tudo, explora, pesquisa. Ao mesmo tempo que explora, aprende gradualmente a adequar seus gestos e movimentos às suas intenções e às demandas da realidade.” (BRASIL, 1998, v.3, p. 22)

“No plano da consciência corporal, nessa idade a criança começa a reconhecer a imagem de seu corpo, o que ocorre principalmente por meio das interações sociais que estabelece e das brincadeiras que faz diante do espelho. Nessas situações, ela aprende a reconhecer as características físicas que integram a sua pessoa, o que é fundamental para a construção de sua identidade”. (BRASIL, 1998, v.3, p. 22)

Nesta faixa etária, as crianças vivem e experimentam o corpo em movimento, distinguindo seu "próprio corpo" do mundo dos objetos e estabelecendo o primeiro esboço da imagem de seu corpo, as crianças se relacionam com o mundo por meio das sensações e do movimento. A atividade corporal traduz a expressão de uma necessidade fundamental de movimento e de investigação e a exploração do ambiente e dos objetos é intensa, sendo também vivenciados novos padrões de posturas e movimentos corporais.


Objetivos
1 Objetivos de ensino
·                           Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
·                           Propiciar um ambiente lúdico para a criança, que venha promover os seus desenvolvimentos psíquicos, físicos, sociais e emocionais, respeitando sua maturidade;
·                           Proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem relacionados ao desenvolvimento da motricidade global, estimulando o desenvolvimento da coordenação motora, das habilidades visuais e auditivas, da criatividade, do lúdico, do faz-de-conta e da imaginação;
·                           Promover o desenvolvimento da expressão corporal.

2 Objetivos de aprendizagem

·        Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
·        Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura compartilhada como forma de apreender, socializar-se e interagir;
·        Apresentar procedimentos de contato com os livros;
·        Realizar atividades que desenvolvam e estimulem a coordenação motora, as habilidades visuais e auditivas;
·        Realizar atividades de desenho livre utilizando diferentes materiais gráficos.
·        Ampliar e desenvolver a linguagem corporal e a percepção musical, através de teatros, brincadeiras, rodas cantadas, imitações, fantasias.
·        Desenvolver a relação espaço, tempo e lateralidade;
·        Estabelecer relação entre os objetos e seu uso;
·        Respeitar e identificar limites espaciais e territoriais;
·        Conhecer e identificar as partes do corpo humano;
·        Desenvolver a percepção sensorial, experimentando diferentes sensações táteis;
·        Promover a integração família e escola;
·        Participar de atividades de movimento corporal (levantar-se, sentar-se, andar, deitar, correr etc.);
·        Participar de narrações de histórias com gestos e mímicas, iniciando a dramatização;
·        Desenvolver a motricidade fina e ampla através da manipulação de grandes e pequenos objetos, pular obstáculos,  andar para frente e para trás, empurrar objetos, encaixar etc.;
·        Participar de brincadeiras diversas com corda elástica, bambolês, garrafas plásticas, colchões, bastões, bolas etc.
Conteúdos
1 Sócio Afetivo
·        Integração, socialização
·        Comunicação
·        Afetividade (vínculo)
·        Auto-estima
·         Autonomia
·        Faz de conta
2 Música
·                           Canções variadas;
·                           Batucar, bater palmas, tocar instrumentos;
·                           Exploração, expressão de sons e silencio com a voz e materiais diversos;
·                           Participação em situações que integram música, movimento e canção;
·                           Perceber, imitar e produzir sons utilizando diversos materiais.

3 Movimento
·                           Equilíbrio e coordenação:
- Arrastar-se
- Engatinhar
- Andar
- Rolar
- Correr
- Saltar

·                           Conhecer o próprio corpo;
·                           Expressão de sensações e ritmos corporais;
·                           Exploração de diferentes posturas corporais e agilidade de deslocar-se no espaço;
·                           Exploração e utilização de movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
·                           Andar, correr, pular, trepar, escorregar, saltar, rolar, sentar, engatinhar, arrastar;
·                           Abrir, fechar, empilhar, encaixar, etc;
·                           Brincadeiras com bolas, bambolês, blocos, sucatas, etc.

4 Artes Visuais
·                           Exploração e manipulação de materiais: giz de quadro, canetões, tintas, etc;
·                           Exploração de diferentes suportes gráficos: papel, papelão, jornal, revistas, parede, chão, etc;
·                           Observação e identificação de imagens diversas.

5 Linguagem oral e escrita
·                           Manuseio de diferentes tipos de portadores de textos;
·                           Narração de histórias;
·                           Estimulação da fala, sons e balbucios.

6 Natureza e sociedade
·                           Conhecimento do corpo;
·                           Manuseio de sucatas.

7 Matemática
·                           Conhecer e explorar as formas geométricas;
·                           Tamanho;
·                           Noções espaciais e topológicas.

Procedimentos/ Atividades
·                           Histórias narradas.
·                           Teatros de fantoches e dedoches.
·                           Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
·                           Brincadeiras com sucatas e instrumentos musicais de sucatas;
·                           Brincadeiras em frente ao espelho;
·                           Brincadeiras e jogos de movimentos de preensão, encaixe, lançamento, chute, etc;
·                           Atividades e brincadeiras com caixas de papelão, bambolês, colchonetes, blocos, escorregador, rampa, obstáculos. (andar, correr, pular, subir, descer, escorregar, saltar, rolar, sentar, engatinhar, arrastar);
·                           Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação;
·                           Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.
·                           Brincar com boneco de EVA articulado;
·                           Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.
·                           CD de músicas de vários ritmos;
·                           DVD musical;
·                           Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios, salas de aula, etc.
·                           Brinquedoteca e sala de leitura;
·                           Atividades de desenho e pintura livre com tintas, pincel atômico, giz,etc.
·                           Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas;
·                           Modelagem de argila e massinha de modelar caseira;
·                           Brincar com fantasias;
·                           Atividades com os pais: confecção de bonecos de pano. 

PROJETO SUCATA E RECICLÁVEL


Projeto Sucata e Reciclagem



Objetivo:
Conscientizar a equipe escolar, os alunos e a comunidade de que “cada um de nós, brasileiros, produz mais ou menos 500 gramas de lixo todos os dias. Parece pouco, mas é só fazer as contas. Todos os dias, esse lixo vira um bolão de milhões de toneladas!!! Só na cidade de São Paulo, uma das maiores do mundo, são produzidas 12 mil toneladas por dia.” (www.canalkids.com.br ) Temos que concordar que para resolver esse problema, no momento, a reciclagem é a solução mais viável.

Conteúdos que serão trabalhados no decorrer do projeto:

•Valorização e cuidados com o meio ambiente;
•Noções de higiene e limpeza;
•Organização e classificação de materiais diversos;
•Coleta seletiva;
• Reciclagem
•Reaproveitamento de materiais;
•Construção de objetos diversos;
•Leitura de embalagens e rótulos (alfabetização, ingredientes, data de validade, volume, peso, cor, tamanho, etc)

Obs: além destes os professores terão a liberdade de trabalhar com este tema de diversas formas.
Também estarão utilizando os materiais para realizarem atividades do Projeto Cultural que está sendo realizado neste 2º semestre.

Desenvolvimento:

1.Campanha para montagem da sucatoteca com envio de bilhetes
Senhores pais
Estamos necessitando com urgência de alguns materiais recicláveis para realizarmos trabalhos de Artes, Jogos e Sucata com as crianças da Educação Infantil. Colaborem com o que puderem. Estaremos recebendo estes materiais até o dia 22/08.
Aqui vai uma lista:
- Tampa plástica de chocolate em pó;
- Pote plástico de chocolate em pó;
- Tampas plásticas de todos os tamanhos e cores (amaciante, refrigerante, shampoo, maionese e outras);
- Garrafas pets de Coca-cola e outras de vários tamanhos e cores;
- Caixas de fósforos vazias;
- Latas de vários tamanhos com tampa;
- Caixas de pasta de dente;
- Rolinhos de papel higiênico;
- Copinhos e potinhos de danone e yogurte;
- Caixas de sapato;
- Caixas diversas de diferentes tamanhos.
3. Desenvolvimento de trabalhos com os alunos e professores

- Lavagem dos materiais
- Seleção, classificação e organização da sucatoteca
- Oficina de sucata com os professores (através de receitas e trocas idéias confeccionarão jogos diversos para os alunos em encontros pedagógicos)
- Confecção de objetos e jogos pelos alunos a critério do professor
- Coleta seletiva realizada na escola (lixo da escola e da comunidade) para a cooperativa
- Estudo de textos para apoio do projeto por parte dos professores e alunos (informativos, receitas de brinquedos, poesias, letra de músicas, HQ, etc.)

4. Trabalho com os pais na reunião sobre a duração dos materiais na natureza e o prejuízo que isto causa ao meio ambiente. Em cada sala terá um Kit com :garrafa plástica, caixa papelão, vidro, latinha. Eles deverão ter estas etiquetas abaixo
PAPEL - 3 A 6 MESES

LATAS - 80 A 100 ANOS

PLÁSTICO - 500 ANOS

VIDRO - 1 MILHÃO DE ANOS

5. Palestra da Unesp e da Cooperativa de reciclagem sobre o tema para os professores com o objetivo de esclarecer dúvidas e aproximar através de outros encontros a comuniadde de catadores com a Cooperativa, tirando-os da informalidade.

6. Exposição semanal das construções com sucata e/ou trabalhos realizados sobre o tema (pesquisa, produção textual, reportagem, música, dramatização, etc). Não é necessário que todas as turmas apresentem toda semana. Cada semana o trabalho de uma sala é exposto. Na creche os educadores constroem brinquedos para os bebês.

7. Exposição final junto com os outros projetos no encerramento do ano.

Público Alvo: Ensino Infantil e Fundamental

Duração do projeto: Será permanente.

Avaliação: Será feita no decorrer do projeto observando o interesse dos envolvidos nas atividades e eventos e a mudança de postura dos mesmos frente ao tema reciclagem e lixo.

PROJETO FLORES E CORES


Projeto “Flores de todas as cores”

                        Projeto “Flores de todas as cores”

Eixo: Artes
Grupo: Pré  
Duração: 1 ano

Justificativa:
Com esse trabalho possibilita-se a criança conhecer alguns representantes clássicos e elementos fundamentais da arte, sendo capaz de representar informações simples sobre os mesmos e realizar produções pessoais à partir dessas referências, fazendo uso da linguagem artística como mais um canal para ler o mundo, explicá-lo, experimentá-lo, manifestá-lo;

Bloco de conteúdos:
Ø     Apreciação em Artes Visuais e Fazer Artístico;

Objetivos Didáticos:
Ø     Trabalhar a leitura de diferentes obras e artistas, buscando elementos que enriqueçam a sua própria produção;

Objetivos atitudinais:
Ø     Valorizar a arte como um produto da cultura humana;
Ø     Desenvolver cuidado especial pelo próprio percurso criador;

Etapas previstas:
Ø     Apreciação de diferentes modalidades de artes (gravuras, fotos, quadros, calendários, ...), onde esteja retratado a pintura de flores;
Ø     Guiar a observação e dialogar com as crianças, durante a roda de apreciação;
Ø     Desenho de flores realizado pelas crianças;
Ø     Pedir que tragam de casa desenho de flores;
Ø     Socialização das figuras trazidas;
Ø     Selecionar e classificar as figuras trazidas de casa em dois ambientes (externas e internas, cores e formas);
Ø     Desenho em duplas (escolha de uma figura trazida pelos alunos;
Ø     Apreciação dos desenhos feitos pelas duplas;
Ø     Proporcionar uma galeria de arte com os artistas que retratam flores;
v    Van Gogh:
§        Leitura da biografia do pintor;
§        Releitura da obra “Os Girassóis”
Intervenção:
§        Meio: guache e pasta de dente;
Suporte:
§        Cartolina;

v    Redon:
§        Leitura da biografia do pintor;
§        Releitura da obra “Vasas de Flores”
Intervenção:
Dar o vaso de dobradura, os alunos completarão e desenharão as flores;
Meio:
Giz de cera;
Suporte:
Cartolina, papel dobradura;

v    Monet:
§        Leitura da biografia do pintor;
§        Releitura da obra “Campo de Papoulas”;
Intervenção:
Pintura de fundo (verde)
Meio:
Guache e esponja;
Suporte:
Papel cartão;

v    Renoir:
§        Leitura da biografia do pintor;
§        Releitura da obra “Flores num Vaso”
Intervenção:
Pintura de fundo com rolinho;
Meio:
Tinta de impacto / pincel
Suporte:
Papel cartão;


Produto final:
Ø     Produção individual, à partir da observação de um vaso com flores;

Fechamento:
Mural de exposição;

Avaliação:
As propostas do projeto modificaram as produções das crianças?

PROJETO COMPRA E VENDAS


Projeto Compra e Venda

Projeto Compra e Venda

Eixo: Matemática
Grupo: Pré escola
Duração: 3 meses

Justificativa: Este tema foi escolhido por ser bastante abrangente, fazendo parte do mundo real no qual as crianças estão inseridas acompanhando os adultos nas diversas situações de compra e venda, onde o sistema monetário se faz presente.

Objetivos:
Que a criança seja capaz de:
Ø     Construir uma idéia ampla e funcional sobre o sistema monetário;
Ø     Estimar. Buscando estratégias para a resolução de problemas;
Ø     Registrar, contar e coletar informações sobre os produtos e preços;

Orientações didáticas:
Ø     Conhecer o que as crianças já sabem sobre a temática do projeto;
Ø     Trazer para a sala de aula: encartes, catálogos, panfletos que contenham preços;
Ø     Problematizar situações relacionadas a compra e venda;

Etapas previstas:
Ø     Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre compra, venda e dinheiro;
Ø     Simular situações de compra e venda com cédulas falsas e moedas;
Ø     Trabalhar com estimativas para saber quanto posso gastar, quanto ainda tenho, quanto vai sobrar? Quantas moedas correspondem a uma cédula de 5 ou 10 reais etc?

Fechamento:
Ø     Visitar um supermercado.

Material utilizado:
Ø     Cédulas falsas, moedas, etiquetas, catálogos, encartes, panfletos e embalagens

Avaliação:
A criança foi capaz de:
Ø     Realizar estimativas sobre preços e valores?
Ø     Ler e registrar preços?
Ø     Trabalhar com cédulas em situações de compre e venda?

Normal style='margin-left:36.0pt;text-align:justify;text-indent: -18.0pt;mso-list:l3 level1 lfo4;tab-stops:list 36.0pt'>Ø     Mestre mandou: solicitar que as crianças procurem pela sala formas geométricas seguindo as dicas do “mestre”;
Ø     Cada criança receberá formas geométricas previamente recortadas devendo criar cenas ou objetos;

Avaliação:
Ø     As crianças se localizaram no espaço, e conseguem representar um trajeto?
Ø     Reconhecem as formas geométricas no cotidiano?

PROJETO ANIMAIS DA ÁFRICA


Projeto Animais da África

                        Projeto Animais da África

Área do conhecimento: Natureza e Sociedade
Turma: Pré-escola
Duração: 3 meses

Justificativa:
Este tema foi escolhido por se tratar de animais de grande porte, despertando assim, o interesse e a curiosidade das crianças.

Objetivos:
Ø     Conhecer alguns animais africanos ( habitat, alimentação, cadeia alimentar);
Ø     Adquirir uma postura curiosa e investigativa através do estudo;
Ø     Construir e ampliar conhecimentos sobre o tema.

Conteúdos: seres vivos

Orientações Didáticas:
Ø     Conhecer o que a criança já sabe sobre a temática do projeto;
Ø     Utilizar hipóteses formuladas pelas crianças como base e busca de informações;
Ø     Problematizar questões relacionadas aos animais estudados.

Etapas prováveis:
Ø     Situar as crianças no mapa, mostrando a localização do continente africano;
Ø     Escolha dos animais a serem estudados. Há uma variedade de animais na África, escolheremos apenas os que despertarem maior interesse. Sugestão: leão, elefante, hipopótamo, girafa, zebra, rinoceronte;
Ø     Levantamento de perguntas: O que sabem sobre os animais escolhidos?
Ø     Desenho de observação;
Ø     Texto em forma de curiosidade;
Ø     Síntese dos dados mais importantes sobre os animais africanos estudados.

Fechamento:
Ø     Seminário apresentado pelas crianças.
Avaliação:
A criança foi capaz de:
Ø     Fazer perguntas sobre a temática do projeto?
Ø     Levantaram hipóteses, manifestando curiosidade pelos animais estudados?

Bibliografia:
Ø     Vídeos;
Ø     Enciclopédia: “Vida Selvagem”

u
Ø     Reconhecem as formas geométricas no cotidiano?

PROJETO A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA


A importância da Família em nossa vida.



Componente Curricular:  Ensino Religioso.

Conteúdo:  Família.

Objetivo:  Consciêntisar a importância da Família em nossa vida.

 

Desenvolvimento do 1° Componente Curricular:

  Apresentar a  Figura da foca Filó  e também as demais figuras  da família dela, conforme o  questionamento:

 

                          A Foca Filó

 

        Esta é a foca Filó, gulosa como ela só,

        come  farofa de filé,  doce de figo e  café,

        e assim  a foca Filó, sabida como ela só,

        aprendeu não só a nadar, como também

        a dançar e nadar, como também

        a dançar e sambar, rock e até forró

 

        Na verdade a foca Filó,  gosta como ela só

        de cair na folia, seja de noite ou de dia.

 

 

         Questionar:

      _ Qual o nome da foca?

         Filó

      _ Alguém sabe onde esta foca mora?

         Não.

      _ Será que mora mais uma foca com ela?

         Sim.

      _ A Filó me contou que ela tem duas irmãs, (anexar no quadro a figura das irmãs).

      _ Quem de vocês tem irmãs?

         R.A.

      _ Ela também disse que seu pai é o Focão e que sua mãe é a Filomena. Eles também são focas e também moram com a Filó.

                         Anexar no quadro as figuras dos pais da Filó.

 

      _ Vocês tem pai e mãe?

         R.A.

      _ Alguém não tem pai?

         R.A.

      _ E mãe?

         R.A.

      _ Onde vocês moram?

         Casa, apartamento,etc...

         As pessoas que moram conosco fazem parte de nossa família?(escrever no quadro a palavra Família).

 

                                 F A M Í L I A

      _ Quem mora com vocês?

         Pai, mãe, irmãos, irmãs,tio, avós,...

      _   Essas pessoas são importantes para vocês?

         Sim.

      _ Vocês sentem falta dessas pessoas quando elas estão longe?

         Sim.

      _ Elas fazem parte de nossa vida, não é?

         Sim.

      _ A família da Filó não é muito grande, mas existem famílias com mais pessoas e com menos pessoas.

                         A FAMÍLIA

                MAIS PESSOAS        MENOS PESSOAS








                                


                  

                       Atividades:

       1 - Escreva como é a sua família?


      
       2 - Desenhe na folha a sua família e escreva seus nomes:








           Meu pai:______________________________________
         
           Minha mãe:____________________________________




            


            Meus irmãos:___________________________________
     
            Minhas irmãs:___________________________________

            Obserção:

            Bibliografia:Terezinha de Melo Pereira, Isto é Aprender 1° Série
                               Editora do Brasil S/A, pg 18.

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