BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

Plano de Aula: Brinquedos e Brincadeiras


PLANO DE AULA BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
BRINCANDO DE CASINHA

Área de conhecimento: Linguagem corporal, Artes

Conteúdos:

- Resgate de Jogos e Brincadeiras
- Desenho com intervenção
- Grupos humanos  - Família: papéis sociais


Objetivos:
- Resgatar brincadeiras esquecidas ou desconhecidas pelas crianças de maneira que se aplique nessa semana somente brincadeiras e/ou confecção de brinquedos utilizando material reciclável.
- Criar brincadeiras e jogos ao ar livre, valorizando e conservando os brinquedos da escola assim como também de casa. Levá-los a conhecer e comparar brinquedos e brincadeiras de crianças da cidade e do campo.
- Elaborar coreografias simples a partir de músicas.

DESENVOLVIMENTO:

- Realizar uma pesquisa com as famílias com o objetivo de conhecer quais as brincadeiras eram realizadas quando os familiares eram crianças.
Partindo das brincadeiras que os pais mais brincavam quando eram crianças: casinha, carrinho  de rolimã, pipa, peteca, bola, casinha, boneca, bombarqueiro, passa anel, etc, vamos fazer um gráfico com a brincadeira de hoje que as crianças mais gostam:
 - Como uma das brincadeiras preferidas dos pais era “casinha” vamos brincar de casinha igual a eles! Definir os papéis: quem será a mãe, o pai, os filhos, quem vai lavar a roupa, quem vai lavar a louça, cadê o varal para as roupas? Vamos fazer um varal para colocar as roupas.
Achei aqui
- Permitir que as crianças brinquem de casinha, cada um cm seu papel na brincadeira.

- Alinhavo com casinha:
Colmagno

- Quem mora na minha casa? Vamos desenhar a família com palito de picolé ou com desenho - dobradura e recorte no sulfite:



- Convidar as crianças a assistir o desenho 3 porquinhos

- Depois de assistir o desenho vamos fazer as casas: Palha - madeira e tijolos
- Agora que já assistiram a história vamos representar as casas? Quais as casas da história?
 


- Casinha com palito de picolé: 

- Realizar a leitura do livro: O caracol


 O Caracol de Mary França – Que conta a história de um caracol que descobriu que sua casa já estava nas costas!

- Registrar no caderno de desenhar a história do caracol

- Confeccionar caracol com prato de papel:


Quem constrói casas? Vamos fazer uma lista de profissionais envolvidos neste tarefa

Colmagno

- Como é uma casa apor dentro? Quais as partes de uma casa? Sala – quarto – banheiro – cozinha. Vamos. Vamos desenhar

Colmagno

- Casinha com saco de pão e recortes de papel: 

 AVALIAÇÃO:
Será avaliado o interesse dos alunos durante a realização das atividades e na prática da brincadeira.

Projeto Piolho

Projeto Higiene - Piolho - Para Educação Infantil

Projeto Higiene para Educação Infantil
Tema: Piolho é papo sério!

Justificativa: O pilho entre as crianças na escola é um sério problema, muitos fatores podem contribuir para que esse parasita apareça e se instale entre os alunos. Mas um trabalho de conscientização de pais e alunos do problema pode ajudar na diminuição ou extinção do piolho neste ambiente.
Objetivos:
- Conhecer o piolho, identificando-o entre outros insetos;
- Conhecer seus hábitos e como ocorre sua infestação;
-Entender os prejuízos causados a uma pessoa contaminada por piolhos; Compreender os processos de transmissão e combate aos piolhos;
- Identificar e combater a contaminação.

Desenvolvimento:
Informar as famílias sobre o projeto, enviar bilhete!
 

Apresentar um piolho “verdadeiro” às crianças. Para conhecer o piolho, vamos ao laboratório da escola, olhar um piolho no microscópio:

O piolho tem um ciclo para sua vida, vamos conhece-lo?
achei aqui


Vamos fazer o piolho com carimbo dos dedinhos:

Bilhete para agenda: 


Para conhecer seus hábitos, como ocorre sua infestação e entender os prejuízos causados a uma pessoa contaminada por piolhos, as crianças vão colocar os piolhos feitos com carimbo dos dedinhos, na cabeça de uma criança, como na imagem abaixo, enquanto isso a conversa na sala deve ser sobre: 
- O que acontece quando o piolho chega na sua cabecinha? O que o piolho faz? Do que ele se alimenta? Como se pega piolho?

achei aqui
  achei aqui
Depois de aprender o ciclo do piolho, como se passa piolho, construir um painel sobre o assunto!

achei aqui

Ouvir, cantar e dançar: Música Piolho Godofredo! clique aqui

O Piolho é um bichinho danado! Vamos construir uma história com esse personagem:
achei aqui
O que é o que é... Anda com os pés na cabeça? Fazer piolhos com massinha de modelar:
achei aqui
Como identificar e combater a contaminação? A primeira atitude é higiene! Manter os cabelos sempre limpos!
Vamos conhecer e identificar rótulos de produtos utilizados para higiene!

achei aqui
Cada amigo pode trazer de casa rótulos ou embalagens de produtos utilizados em casa!
achei aqui

Bilhete para agenda - Como combater os Piolhos!

Para acabar com os piolhos são necessárias várias atitudes, vamos montar um painel com imagens demonstrando o que deve ser feito:
achei aqui

O uso de “fórmulas caseiras”, como sal ou vinagre diluídos em água, Coca-Cola, K-Suco, chá de ervas medicinais..... pode até funcionar, porém traz o risco de danificar o cabelo e irritar o couro cabeludo. E na verdade, o mais importante é a penteação e a catação que as mães fazem quando usam
essas fórmulas. Prova disso, é que os produtos de farmácia geralmente vêm acompanhados de um pente fino. 

Vamos conhecer a letra "P"??


 História articulada – O piolho está dormindo, agora está acordando, espreguiça bem devagar, Vira para o lado direito e depois para o lado esquerdo, abre os braços, agora se levanta, anda bem devagar (andar como um piolho), procura um lugar em meio aos cabelos para picar, ele percebe que uma mão e aproxima para lavar a cabeça e saí correndo, a mão pega o piolho e o deixa cair no chão do banheiro, o piolho vai embora pelo ralo e a criança continua tomando seu banho.

Vamos criar uma história?


Atividades extras:
Jogo dos 7 erros:
Ligue os pontos:
 Caça palavras e labirinto:

Cruzadinha:

Poema:  Um poema piolhento!

DEZ DICAS PARA PREVENIR A INFECÇÃO
A Sociedade de Dermatologia recomenda:

Passe o pente fino -  é a melhor ferramenta para prevenir e também remover os piolhos e lêndeas. Limpe com uma toalha de papel ou similar e descarte em um saco sem ar
Use o cabelo curto ou amarrado longo - cabelo favorece infestação, por isso, é aconselhável a utilização de curto ou, no caso das meninas, especialmente, amarrado
Freqüente lavagem - higiene cabelo é fundamental, lavagem deve ser o mais rápido possível. Se você estiver aplicando um piolho, use somente shampoo. Condicionadores de anular ou reduzir a eficácia do tratamento
Verifique cabeça diária - você precisa ter tempo revisar a cabeça diariamente e o couro cabeludo, especialmente atrás das orelhas e pescoço
Não use objetos pessoas infestadas - Seus pentes, escovas, chapéus fivelas ou precisa colocá-los em água morna 10 minutos ou 30 minutos no congelador (o frio é letal para os piolhos e lêndeas)
Lave as roupas - devem lavar roupas pessoais e de cama em água quente. Não se esqueça do ferro de passar.
Estender tratamento - para controlar a infestação, é melhor para estender o tratamento a parceiros nacionais e contatos, familiares ou não
Use touca de banho - Como é aconselhável para acampamentos de verão, as crianças devem usar touca de banho na piscina durante o ano letivo
Alertar outros pais - Se a infecção ocorreu, notificar a escola, o clube ou as piscinas para o resto do pais verificar seus filhos e tomar medidas para prevenir ou controlar
Não use pediculicidas em certos grupos de risco -  recomenda-se contra o uso de pediculicidas em crianças menores de dois anos e grávida. Na população em geral, não usar produtos nocivos como o querosene ou inseticidas.

REGISTRE-SE NO BLOG !